domingo, 27 de julho de 2014

Carnaval em São Thomé das Letras - 2014

Sempre tive vontade de conhecer essa cidade mineira, tão famosa no Brasil, por ser considerada a mística cidade das pedras, por sua beleza, cachoeiras, paisagismo, turismo e principalmente pelos lugares privilegiados para apreciar o por do sol.

Situada a 365 km da capital São Paulo, 334km Belo Horizonte, 331km Rio de Janeiro, São Thomé das Letras (STL) possui um calendário de eventos e comemorações municipais:


Algumas pessoas acreditam que STL seja uma das sete cidades sagradas do Brasil, o que atrai para o lugar místicos, ufólogos, sociedades espiritualistas e alternativas, o que a faz ser conhecida como Cidade Mística. Seu centro histórico foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) desde 1996.


Lendas e Mistérios

São Thomé das Letras é uma cidade cercada por mistério e lendas. A origem da cidade é a primeira delas. Diz que um escravo fugido da fazenda Campo Alegre se abrigou numa gruta no alto da serra. Certo dia, recebeu a visita de um estranho de maneiras finas e depois de alguma conversa entre ambos, o desconhecido entregou ao escravo, João Antão, uma mensagem para seu antigo senhor. O fazendeiro João Francisco Junqueira, depois de ler a mensagem, partiu para o local a fim de encontrar tal pessoa, onde encontrou apenas uma imagem de São Tomé.

A ocupação de STL se inicia com a construção de uma capela em louvor a São Tome, em 23 de março de março de 1770, a pedido do Padre Francisco Alves Torres, e construída pelo fazendeiro João Francisco Junqueira, próxima a gruta em que foi encontrada a imagem do Santo. Mais tarde, em 1785, no local da Capela foi edificada a atual Matriz, que tem trabalhos artísticos de Joaquim José da Natividade, discípulo de Aleijadinho.

Matriz São Thomé das Letras

Matriz São Thomé das Letras

Escravo João Antão e São Tomé

Escravo João Antão e São Tomé

Mineração

A economia da cidade gira em torno da agricultura, do turismo e principalmente da lavra de quartzito, a famosa pedra São Tomé. Sua produção constitui a base da atividade econômica da região, gerando empregos para a maior parte da população local e para as cidades vizinhas.

As iniciativas empresariais e institucionais mais recentes buscam a diversificação de produtos comerciais do quartzito São Thomé; o atendimento de novos mercados potenciais; o desenvolvimento tecnológico para o processo industrial; a melhoria do índice de recuperação e de controle ambiental na lavra.

Pedreira de STL

Pedreira de STL

Artesanato

O artesanato tradicional e exclusivo da cidade é feito com a pedra São Thomé": casinhas de todos os tamanhos e formatos, incensários, abajures, luminárias, pedras para pizza e churrasco, entre outros.

Outros tipos de materiais também são utilizados, pois STL conta com artesões de muitas regiões do país, diverificando muito sua produção artística. Podemos encontrar joias em prata, bijuterias com pedras semi preciosas, camisetas aerografadas, esculturas entalhadas em madeira, bonecos em biscuit e epox e muito mais nas lojas, diretamente nas oficinas e na feira de artesanato.



Turismo e Lazer

A cidade oferece aos turistas uma gama de opções de lazer, principalmente para aos aficcionados em trilhas, ecoturismo, rapel, montain bike, cachoeiras, grutas, entre outros.

Três pontos turísticos muito próximos um do outro são o Cruzeiro, a Pedra da Bruxa e a Pirâmide, onde podemos observar e apreciar um dos mais lindos por do sol.

Cruzeiro

Pirâmide

Pirâmide

Pirâmide

Pedra da Bruxa

Pedra da Bruxa
Cachoeira da Lua

Cachoeira da Eubiose



Nenhum comentário: